Buscando refletir acerca da Educação Integral e analisar experiências dessa concepção educacionalem associação com a jornada escolar ampliada, Educação Integral:História, políticas e práticas contém treze artigos e ensaios, divididos em três seções: (1) História da Educação Integral; (2) Políticas Públicas e legislação de educação em tempo ampliado e (3) Práticas educativas em tempo ampliado. A intençao desta obra é apresentar a educação integral como concepção historicamente referenciada, cuja materialização vem sendo construída, no Brasil, por meio da ampliação da jornada escolar e de concepçoes que, modificando-se ao longo dos tempos, vêm criando lógicas e práticas diferenciadas nos tempos e espaços educativos, bem como impactando o trabalho de professores e a vida de crianças e jovens que, na situação de alunos, frequentam as instituições escolares públicas. Nessa prespectiva, o "cabo de guerra", brincadeira de criança cuja imagem ilustra esta obra, não foi uma escolha aleatória. Qual lado prevalecerá, nessa disputa que se trava, hoje por uma educação que seja crítica, que qualifique e dignifique os alunos das escolas públicas- cidadãos que são? Ou ainda, observando -se a energia que emana da cena, como aproveitar essa força vital, produzida pelas crianças, direcionando-a para uma institucionalização o mais democrática possível e uma socialização favorável à condição emancipada dos indivíduos?