O campo da educação musical é diverso e inesgotável, como a própria música, apresentando vários temas que merecem discussão e aprofundamento, principalmente depois da publicação da Lei 11.769/08, que trata da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica, ou seja, as escolas brasileiras deverão incluir atividades musicais que envolvam o conteúdo “Música” ou incluir a disciplina Música ou Educação Musical nos seus currículos. Neste cenário, verifica-se a existência de temas fundamentais, selecionados para a discussão, que procuram dar conta, não só do ensino da música considerado como objeto de estudo, mas também dos problemas teóricos e metodológicos que o caracterizam. Os assuntos dos capítulos que integram este livro discutem temas que consideram os fundamentos políticos, sociológicos e psicológicos do ensino da música, bem como os aspectos didáticos e a aprendizagem não formal em música. Na última seção o autor aborda temas relativos à pesquisa em educação musical. Com isso, o conjunto de temas contidos neste livro fornece ao leitor a base para uma ampla discussão de assuntos que estão presentes no dia a dia do ensino da música e na pesquisa em educação musical. Muitos dos temas aqui tratados não foram discutidos, ou foram pouco discutidos, pela literatura da área. Tal aspecto inovador constitui uma breve contribuição para a área da educação musical, uma vez que, com isso, espera-se enriquecer a discussão sobre o ensino e a aprendizagem da música nas escolas.