Este livro foi adaptado da tese de sua autora como requisito para doutoramento em Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional de Blumenau, com o propósito de oferecer evidências referentes à complexa relação entre educação superior e desenvolvimento regional, em especial, no caso de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Tocantins.Partindo da premissa de que a relação entre Instituições de Ensino Superior – IES e seus respectivos territórios indica possibilidades de promoção do desenvolvimento, o estudo centra-se nessa relação, buscando identificar tais possibilidades. A realidade empiricamente investigada foi a Universidade Unirg na região de Gurupi, instituição pública localizada ao sul do estado do Tocantins, a qual vivencia intenso envolvimento com sua comunidade e desenvolve atividades junto aos diversos atores locais, procurando fazer de sua missão uma forma de sustentação a diversas questões sociais locais e regionais.Trata-se de um estudo exploratório e descritivo realizado junto aos stakeholders da IES, onde se verificou a influência da universidade nas esferas física, demográfica, educacional e social, e suas possibilidades de contribuir para o desenvolvimento do seu território nas áreas do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.Na vertente teórica, o estudo buscou aproximar as concepções das Instituições de Ensino Superior das teorias do desenvolvimento, dando destaque às questões locais, para que se obtivesse esclarecimentos conceituais e dimensionais sobre as linhas que integram o desenvolvimento ao espaço geográfico. O desenvolvimento foi abordado como fenômeno predominantemente econômico e como fenômeno econômico onde foram agregados outros fatores sociais e humanos.