Educar exige amor, respeito, tolerância, exige (uff, tanta coisa!) saber quem sao os nossos filhos, o que esperam de nós e nós deles, quais os comportamentos esperados e esperáveis, mas principalmente um fio condutor lógico, sensível, repleto de amor. In Introduçao
Educar é um ato de amor e uma das tarefas mais exigentes com que os pais se deparam. Devo castigar? Estou a mimar demais o meu filho? As regras em excesso sao positivas? Como devo impor limites à minha filha? Que valores devo transmitir aos meus filhos? Que tipo de ser humano estou a criar? Somos assaltados diariamente por dúvidas sobre como devemos agir no nosso papel de pais. Mário Cordeiro, o pediatra mais lido em Portugal, recorrendo a casos práticos e à sua longa experiência profissional, explica-nos que educar é a maior prova de amor que os pais podem dar a um filho. Educar implica impor regras, pautas definidas, objetivos claros, deixando sempre espaço para o carinho, o afeto, os sentimentos, mas também para a imaginaçao e a fantasia, o génio humano, as especificidades de cada um dos nossos filhos. Porque os filhos nao sao o nosso livro, sao o livro deles, escrito por eles com crescente liberdade criativa.
- Como ensinar os nossos filhos a lidar com os seus sentimentos?
- Como ajudá-los a enfrentar os problemas do dia a dia?
- Qual a melhor forma de lhes transmitir valores e qualidades humanas que os tornarao adultos mais fortes?
- Como construir uma autoestima forte?
Para este pediatra, pai de 5 filhos, os pais sao o melhor exemplo para os filhos e é para eles que as crianças olharao sempre que quiserem aprender. Educar é por isso uma construçao conjunta, feita lado a lado, partilhada todos os dias, de maos dadas.
Uma criança que se sente amada é uma criança que se sente segura e com coragem para enfrentar o mundo.