A presente obra foi pensada por mim para comemorar os dez anos do Apostolado Veritatis Splendor, fundado por mim e por Carlos Martins Nabeto no dia 22 de Junho de 2002.
Nosso trabalho ganhou destaque na internet por causa da forma clara e objetiva como apresentávamos a razão de nossa fé (cf. 1Pd 3,15). E o desafio era enorme! A maioria das pessoas combate uma caricatura da doutrina católica e da própria Igreja Católica. Sei bem disto porque foi esta caricatura que me apresentaram quando eu era protestante e depois tive a Graça de saber que a Verdade era bem outra.
Este livro não reúne artigos em defesa da Igreja Católica, mas em defesa de seus ensinamentos, de sua doutrina que, aliás, não é sua, é de Deus. A Igreja é apenas a sua fiel depositária. Ao contrário do que ocorre no mundo protestante onde a doutrina muda conforme a cabeça das pessoas e do fundador, o Catolicismo possui uma doutrina perene, que pode ser encontrada já nos tempos apostólicos. A Fé Cristã não nasceu nem apareceu com Lutero, Calvino, John Wesley, Ellen White, Davi Miranda ou Edir Macedo. Ela tem pelo menos 2000 mil anos de existência e durante todo este tempo aqueles que amaram o Senhor antes de nós deixaram por escrito o testemunho de sua fé, da fé que receberam dos Apóstolos e seus legítimos sucessores. E é exatamente nesta vasta e riquíssima documentação que encontramos a prova material da veracidade e legitimidade da doutrina católica.
Eu costumo dizer que a descoberta da Fé Católica é como uma descoberta arqueológica e histórica. E foi acreditando nisto que desenvolvemos o nosso trabalho esclarecendo tanto católicos quanto protestantes sobre a Verdadeira Fé Cristã.