Prefácio - Inúmeras são as vezes em que somos solicitados a indicar um ou mais livros de Endodontia e, quando isso acontece, nossa orientação recai sobre aqueles que fundamentam essa especialidade em princípios biológicos e não somente técnicos. Este livro não mostrará os capítulos que normalmente estamos acostumados a ler nos livros de Endodontia, tais como: cirurgia de acesso, esvaziamento do canal radicular, preparo do canal, medicação intracanal etc. Com certeza esses capítulos já tiveram assegurados as suas importâncias em outras obras.
O objetivo principal deste livro está sintetizado em seu próprio título: Endodontia – As Interfaces no Contexto da Odontologia.
Durante todos estes anos foi minha preocupação não ensinar uma Endodontia de forma fragmentada e estanque, ou seja, desvinculada do universo em que ela faz parte. Porém, essa foi uma tarefa árdua, pois a maneira como estava estruturado o currículo da Odontologia, o ensino da ciência básica era absurdamente desconectado da prática clínica. Enquanto a Anatomia, Histologia, Microbiologia e Farmacologia, entre outras, eram ensinadas nos primórdios do curso, a Endodontia e outras disciplinas clínicas eram praticadas a partir da metade do mesmo curso.
Com a reestruturação proposta pelo MEC para o ensino odontológico, centrado na formação de um profissional generalista e inserido no contexto e necessidades da sua comunidade, surgiu-me a ideia de colocar de forma clara e objetiva as inter-relações da Endodontia com a ciência básica e com as diferentes áreas clínicas da Odontologia. E assim nasceu a 1a edição do livro Endodontia – As Interfaces no Contexto da Odontologia. Nessa edição, os capítulos serviram para ampliar a compreensão dos princípios biológicos envolvidos no diagnóstico e tratamento endodôntico, bem como as inter-relações com outras especialidades que compõem as clínicas integrais.
Para a 2a edição, estamos ampliando o livro com uma revisão atualizada do texto e o acréscimo de 5 novos capítulo