Ao longo de décadas, temos acompanhado o desenvolvimento da enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva e participado da organização e montagem de algumas.
Em duas edições da obra ¿Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva¿, proporcionamos de maneira singela, informações sobre a organização de facilidades para o exercício de atividades profissionais. Os enfermeiros foram nosso público-alvo.
A época da primeira edição, enfer¬meiros e auxiliares de enfermagem compunham a equipe de trabalho na UTI e, iniciavam um período de definição de responsabilidades e papeis na ministração dos cuidados.
Com o passar do tempo, as unidades tomaram diferentes formas e a prestação de serviço se reveste hoje do caráter de especialidade. Os auxiliares são substituídos pelos técnicos de enferma¬gem, que em sua formação escolar devem receber instruções para atuarem em unidades de pacientes críticos. Quando admitidos para integrarem a equipe de enfermagem da UTI, depreende-se que tenham informações teóricas práticas suficientes para, com relativa facilidade, incorporarem o treinamento as suas experiências.
Considerando as mudanças no campo do tratamento intensivo, atualizamos as informações do livro, preparando-as para contribuírem com a formação do técnico de enfermagem.
Almejamos fornecer ao profissional de nível médio os recursos básicos necessários para que tenha um engajamento total com a carreira escolhida; queremos proporcionar ao estudante o conhecimento estrutural das praticas assistenciais e contribuir, com esta obra, para o seu crescimento na equipe da UTI.
O conteúdo deste livro esta completamente ao alcance daqueles que procuram fundamentar os procedimentos de enfermagem, para executá-los com segurança, conhecimento e desenvoltura.
Cabe ressaltar que toda atividade do técnico de enfermagem, sob a égide do enfermeiro, se reveste do caráter de indispensabilidade, para que os propósitos do cuidado intensivo sejam alcançados.
E, este livro pode contribuir para o crescimento do nível de competência desse profissional.