O presente ensaio é resumo de algumas conferências e aulas que pronunciei sobretudo na França e na Alemanha. A pedido da European Photography, Göttingen, foram reunidas neste pequeno livro publicado em alemão em 1983. A reacção do público (não apenas dos fotógrafos, mas sobretudo do interessado em filosofia) foi dividida, porém intensa. Em consequência à polémica criada, escrevi outro ensaio Ins Universum der technischen Bilder, publicado em 85, onde procuro ampliar e aprofundar as reflexões aqui apresentadas. Estas partem da hipótese segundo a qual seria possível observar duas revoluções fundamentais na estrutura cultural, tal como se apresenta, da sua origem até hoje. A primeira, que ocorreu aproximadamente em meados do segundo milénio a.C., pode ser captada sob o rótulo invenção da escrita linear e inaugura a História propriamente dita; a segunda, que ocorre actualmente, pode ser captada sob o rótulo invenção das imagens técnicas e inaugura um modo de ser ainda dificilmente definível. A hipótese admite que outras revoluções podem ter ocorrido em passado mais remoto, mas sugere que elas nos escapam.