Para quem lança um olhar sobre a Educação como uma realidade social e procura refletir a respeito de seus aspectos e rumos, o problema didático destaca-se das outras dimensões desse campo como sendo o mais real e concreto entre eles. Manifesta-se no plano da ação escolar de todos os dias e exige soluções imediatas. Abrange a face mais aparente da Educação, concentrando-se no ensino, tal como se revela na escola, nas interações entre professores e alunos e nas suas relações com a aprendizagem, contemplando tanto a materialidade das classes em seu aspecto espacial quanto a sequência temporal do processo. Tal relevância, no entanto, não se explica apenas por constituir aspecto tão visível da Educação, mas porque sofre o reflexo dos valores, normas e significados do contexto social no qual a escola está inserida.
Pensamos a Didática com apoio em paradigmas teóricos diversificados; são olhares que se entrecruzam, mas que, apesar da variedade de abordagens, integram um propósito comum. Recorremos às diferentes ciências que têm influenciado os aspectos estruturais e funcionais da Didática nos últimos tempos, possibilitando a ampliação dos conhecimentos no seu campo. Procuramos acentuar a relação entre a ação didática e a reflexão, não consentindo em reduzi-la a uma tecnologia.
Procuramos apresentar uma amostra significativa do que se fez nos últimos tempos, redefinindo ou contextualizando problemas, pesquisando soluções, refletindo sobre conceitos e áreas de atrito atuais. Interessa-nos sobretudo estabelecer um diálogo com professores, pesquisadores e futuros docentes. A eles pensamos oferecer uma didática em ação focalizada como um objeto de conhecimento que não deve ser entendido como desmontado ou fragmentado por sua divisão em capítulos, mas comparecendo por inteiro em cada um dos aspectos nos quais foi refletido.