Este volume é fruto dos trabalhos realizados pelos integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que realiza investigações nessa linha de pesquisa há mais de 10 anos, promovendo o uso dos espaços naturais e antrópicos para a educação. Discutimos o uso de espaços educativos para o ensino de ciências. Os espaços podem ser percebidos de diferentes formas e maneiras, com diferentes correntes teóricas, contudo o espaço físico sempre está em delimitação geográfica de potencial uso educativo, que pode ser o ponto de partida de muitas aulas e situações de aprendizagem, tanto numa visão clássica de verificação conceitual até o posicionamento critico diante a leitura da ciência em contexto de conflitos socioambientais. Buscou-se discutir o uso dos espaços não formais em relação a teorias pedagógicas, educação formal, educação formal e apresentando relatos de experiências. O livro está dividido em quatro partes, a primeira versa sobre “Teorias relacionadas ao ensino de ciências e o espaço não formal”, fundamentando pedagogicamente a fertilidades desses ambientes, a segunda parte foca a “Educação Formal”, com abordagens utilizadas na escola básica, e a terceira parte trata a “Educação Não Formal” buscando apresentar o espaço não formal como caminho continuo para a educação dentro e fora da escola, e por fim, a última parte trata sobre “Relatos de Experiências em espaços não formais” explorando singularidades da dinâmica que caracteriza aquele contexto, com propostas executadas em diferentes espaços como práticas bem sucedidas.