O Ensino Médio é uma época complexa na formação do estudante. Por um lado, ele se vê diante de novos desafios, como novos componentes curriculares; por outro, deve pensar no que fazer ao término desse período. A decisão a tomar inclui não apenas se irá seguir ou não o Ensino Superior, mas que curso fazer, em que Instituição estudar e o que fazer para ser aprovado nos processos seletivos. Ao término o Ensino Médio, a possibilidade de ingressar na Universidade coloca o estudante diante de dois tipos de exames: o Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM – e os diferentes vestibulares elaborados pelas próprias Universidades. Esses exames centram-se principalmente em avaliar o desenvolvimento das competências e habilidades do estudante, a partir de conteúdos e fatos específicos aprendidos durante a trajetória escolar. Porém, entrar na Universidade desejada é apenas o começo de um novo trajeto que se alimenta da formação construída na Educação Básica. O estudante deverá lidar com uma nova série de situações de aprendizagem e pesquisa que exigirão conhecimentos, saberes e estratégias de estudo sólidos e inter-relacionados. Mais do que antes, tudo o que foi aprendido e desenvolvido se fará necessário. O Ensino Religioso é um componente curricular que estabelece o diálogo entre diferentes campos do saber na compreensão do relacionamento entre o Ser Humano e o Sagrado. O Sagrado é Transcendente. Sagrada é a vida e sagrados são os muitos modos como ela se manifesta. Sagrados são o Amor e a sua realização cotidiana na sociedade. Sagrado é o próprio Ser Humano na sua sede de infinito. Sagrado é o elemento divino que nos compromete com o Tempo e a História. Como campo do conhecimento e parte do currículo escolar, o componente participa na formação desse aluno tanto para o vestibular e o ENEM, como para a sua vida acadêmica. A coleção de Ensino Religioso prepara o estudante para ser eficiente diante desses desafios. Ela integra diferentes seções, projetos, informações, infográficos, quadros explicativos, sínteses, exercícios e diversas atividades para construir um saber atual e dinâmico que pensa o estudante muito além da sala de aula.