Everton Nery Carneiro nos apresenta um vasto conteúdo sobre religião, diversidade, fenômeno religioso e suas práticas pedagógicas. Essas temáticas convidam o leitor a se posicionar e se implicar com esse mundo religioso, experienciado de forma intolerante e agressiva que exclui e demoniza aqueles que não se afirmam e se firmam como cristãos. Às vezes, é preciso professar uma fé religiosa para ser aceito(a) e respeitado(a), e quando isso não acontece, a conduta religiosa do estudante ou colega é excluída, negada, demonizada e estigmatizada. Partindo dessa constatação do cenário educacional, o autor propõe nesta obra uma prática pedagógica inclusiva com adesão dos estudantes e professores no sentido de buscar juntos a construção de um projeto pedagógico que tenha como princípio educativo a ética, inclusão, diversidade religiosa e humana. Isso exige uma nova postura pedagógica humanizada nos espaços pedagógicos e um engajamento respeitoso dos atores que compõem a escola e buscam construir uma pedagogia freireana. Assim sendo, a obra Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas nos convida a pensar e engajar em uma perspectiva de educação que inclui, humaniza, compartilha saberes e produz conhecimentos necessários à transformação social, educacional e política de cada sujeito. Em suma, o autor mostra para nós, leitores, que é possível construir uma pedagogia com base na discussão dos valores religiosos e não religiosos dos estudantes, com ênfase à formação humana e o reconhecimento dos valores sociais, culturais das tradições religiosas dos sujeitos, atores dos espaços escolares e da sociedade.