Nada é intelectualmente mais estimulante do que a história
comparada; no entanto, nada é mais difícil. Essa percepção
paradoxal, formulada por um historiador francês a respeito de
suas próprias análises comparativas, pode ser aplicada também
aos ensaios reunidos neste volume. Tais ensaios se concentram
em dois países latino-americanos que apresentam uma combinação
intrigante de semelhanças históricas (tais como as heranças
coloniais e os desafios do Estado pós-independência e da construção
da nação) e de diferenças sociopolíticas (resultantes da sua
conexão com diferentes espaços linguísticos e culturais). Assim,
do ponto de vista da análise comparada entre nações, Argentina
e Brasil constituem um campo de observação particularmente
frutífero. Além disso, em sintonia com a recente sociologia histórico-
comparativa, os autores deste volume também buscam
apreender o entrelaçamento da história educacional de ambos
os países. Para tanto, investigam a circulação internacional de
educadores e modelos educacionais, bem como as relações de
intercâmbio de ideias e experiências educativas entre as duas
sociedades. Nesse sentido, o volume apresenta exemplos e modelos
analíticos propícios para uma compreensão mais profunda
de ambos os processos interconectados e de suas particularidades
distintivas que, em conjunto, moldaram a construção do
sistema educacional na América Latina.
Jürgen Schriewer
Universidade Humboldt de Berlim