Entre flores e muros: narrativas e vivências escolares. Esse título híbrido, entre a poesia e o texto acadêmico, reflete a abertura e disposição dos autores dessa obra em trilhar metodologias narrativas para as suas pesquisas. Essas metodologias podem ser consideradas como construções feitas dos encontros incidentais entre dois gêneros de atores sociais: de um lado, os pesquisadores que se interessam por temas vinculados a uma comunidade específica, de outro, os próprios participantes da comunidade. São também exercícios literários a partir dos diferentes relatos inspirados por esses encontros, o que inclui processos de (auto)descoberta transgressora e de alteridade sensível. Em resumo, são escritos de idéias, emoções e práticas de estudantes e professores, com os quais compartilhamos as felicidades e frustrações da experiência escolar vivida. Através de experiências escolares vividas (e relatadas nos seus detalhes cotidianos), os diferentes escritos revelam realidades metropolitanas e interioranas de diferentes estados: Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e Pará. Essas diferentes facetas da vida escolar podem ser montadas (de acordo com a cumplicidade dos leitores) como um mosaico de relatos de frustrações e felicidades, porém comprometidos com uma melhoria radical da educação pública brasileira Autoras: Ana Maria Aires Candice Menezes do Vale Cynara Carvalho de Abreu Dalva Maria de Queiroz Margarete Vale Sousa Maria da Glória Moura Maria Monique Dantas Maria Sacramento Aquino Rita Melém da Silva