O marinheiro comum e o pirata da era da navegação são figuras históricas românticas que ocupam um lugar especial na cultura popular da era moderna. No entanto, em muitos aspectos, esses homens ousados permanecem pouco conhecidos por nós.
Como a maioria dos outros trabalhadores pobres do passado, eles deixaram poucos relatos em primeira mão sobre suas vidas. Mas suas vidas não estão além da recuperação. Neste livro, Marcus Rediker usa uma enorme variedade de fontes históricas (registros das cortes do vice-almirantado, diários, relatos de viagens e muitos outros) para reconstruir o mundo social e cultural dos marinheiros e piratas anglo-americanos que navegaram pelos mares na primeira metade do século.
Percorrendo o Atlântico Norte com os marinheiros, Rediker acompanha seus navios ao longo de rotas comerciais pulsantes e em cidades portuárias agitadas. Recria a vida na orla, onde homens do mar de todo o mundo se aglomeravam nos bordéis, pubs e prisões da cidade. Seu estudo explora o terror natural que inevitavelmente moldou a existência daqueles que navegavam pelos oceanos do mundo em pequenas e frágeis embarcações de madeira. Também trata do terror criado pelo homem – a disciplina severa, os açoitamentos brutais e os enforcamentos horríveis –, um fato central da vida no mar.
Rediker examina os lugares-comuns do mundo marítimo: as monótonas jorna das diárias de trabalho, as negociações de contratos salariais e as cantorias, danças e contos obscenos que faziam parte de todas as viagens. Também analisa episódios dra máticos da existência do marinheiro, como a luta contra o vento e a água durante tem pestades violentas, os motins e a pirataria.
Entre o demônio e o mar azul profundo se concentra na experiência dos marinheiros para iluminar temas históricos mais amplos, intimamente ligados às vidas cotidianas desses trabalhadores, como a ascensão do capitalismo, a gênese do trabalho assalariado livre e o crescimento de uma classe trabalhadora internacional.
Este é um livro que deve ser lido não só por aqueles que se interessam pela história marítima, mas também por todos os interessados na história do trabalho.