O livro trata da trajetória de criação e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), consagrado na Constituição de 1988 e a partir de então estruturado na sua imensa complexidade, em suas disposições organizativas e em seu funcionamento trilateral (União, Estado, Município). Os autores resgatam e contam histórias de pessoas que se uniram para possibilitar a integralidade da atenção à saúde para todos, transcendendo as preocupações com a saúde coletiva, mas não as ignorando neste país sempre tão desigual. A história do SUS se propaga no exterior como um exemplo, pois é o único sistema público de saúde do mundo que atende gratuitamente mais de 200 milhões de pessoas, sendo indubitavelmente o maior patrimônio da população brasileira e o principal aliado da sociedade no enfrentamento de qualquer doença, além das emergências em saúde pública. Assim sendo, a história e a experiência do SUS precisam ser contadas e disseminadas por gerações.
Autores:
Carmino Antonio de Souza é formado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é professor titular de hematologia e hemoterapia; foi secretário estadual de Saúde de São Paulo (1993-1994) e secretário municipal de Saúde de Campinas (2013-2020).
Lenir Santos é formada em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (2014-2015) e é professora convidada do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp.
José Enio Servilha Duarte é formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), foi secretário adjunto e chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (1987-1990 e 1993-1994) e secretário municipal de Saúde de Marília (1997-2005).
José Pedro Soares Martins é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) com passagem pelos jornais Correio Popular, Terramérica e O Diário. É autor de mais de 70 livros nas áreas de saúde, história, educação, cultura e meio ambiente.