Depois do sucesso dos dois livros anteriores, escutou de muitos leitores – pais, diretores de colégio, professores, ouvintes de suas palestras - o pedido que escrevesse um “Manual de Ética” que auxiliasse os educadores em geral a recuperar os valores e o ensino-aprendizagem das virtudes éticas que, hoje em dia, infelizmente andam um pouco esquecidos ou desconhecidos. Motivado por esse clamor popular, o autor desenvolveu uma série de artigos, propositadamente curtos, que enfocam aqueles temas mais discutidos atualmente no ambiente familiar e escolar, como, por exemplo, quais devem ser os verdadeiros fins da educação, qual o real papel da escola e sua relação com as famílias, como os educadores devem se defender hoje em dia das pressões da cultura relativista e materialista, como educar nas virtudes éticas, de forma concreta e prática na família e na escola, a violência escolar, quando e como colocar limites, as questões das drogas, e da ética do respeito, entre outros. O autor aborda essas questões de forma direta e simples com o objetivo de facilitar os leitores para a ação educativa rápida e eficiente. Os artigos podem ser selecionados, cada um para sua leitura independente, conforme os temas e os objetivos, sem que seja necessário se prender a uma sequência. Acredita o autor que este livro poderá ser muito útil como um material de referência na formação continuada de professores, tanto da rede pública quanto particular, principalmente quando o foco for a educação ética, fundamental para recuperar, o que ele chama nos seus livros anteriores, “a alma da escola”.