Este livro compartilha com o leitor um amplo esforço de pesquisa coletiva sobre a relação da escola pública com o mundo de seus alunos. O livro resultou de um projeto de pesquisa e extensão realizado por pesquisadores e estudantes da PUC-Rio, tendo como laboratório privilegiado escolas públicas situadas no entorno dessa universidade. O fato de que essas escolas atendem basicamente alunos moradores da Rocinha a maior favela brasileira em população confere à obra especial interesse para a reflexão sobre os desafios caros à universalização do acesso à escolarização em sociedades muito desiguais como é o caso da brasileira. A organização do livro, com seus 20 capítulos, reflete as diferentes perspectivas que pretende colocar em diálogo. Nele encontram-se pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a relação do aluno e de sua família com a escola. Também apresenta um conjunto de capítulos dedicados ao estudo da relação do Conselho Tutelar com as escolas. Um dos aspectos mais interessantes desta obra reside na forma como explora a atividade de extensão. Como muitos de seus capítulos revelam, a exposição dos dados das pesquisas aos profissionais das escolas foi determinante para a compreensão de importantes aspectos do senso comum escolar. Por outro lado, há uma seção do livro inteiramente dedicada aos experimentos de extensão universitária desenvolvidos pela equipe da pesquisa. Ali são relatadas iniciativas inovadoras nas áreas de gestão da informação, intervenção urbana e animação cultural. A última seção do livro reúne artigos teóricos que permitem situar em perspectiva internacional o debate a respeito da relação da escola com o mundo de seu aluno. Em síntese, esta obra oferece ao leitor um amplo e variado conjunto de abordagens, cuidadosamente entrelaçadas, em torno da investigação de aspectos fundamentais do processo de construção social do aluno e da afirmação do lugar institucional da escola pública na vida brasileira.