Este livro discute a importância dos espaços escolares no processo de aprendizagem das crianças e professores, convidando os leitores a revisitar sua memória docente. Esta volta ao passado, não tão distante, conduz cada professor leitor a pensar em sua atuação. Identificar ações realizadas fundamentadas nas necessidades e expectativas das crianças é o ponto de partida para construir uma metodologia que respeite a infância e proponha atividades para que esta seja vivida. Não discutimos este espaço à luz de diferentes teóricos e nem abordagens curriculares, mas sim a partir das reflexões de uma jovem professora, que ao encontrar um espaço pré-organizado para atuar, percebe nas aulas, nas leituras realizadas e do conhecimento sobre as crianças com quem dividirá um ano de vida, a possibilidade de alteração de uma rotina e exercício de sua criatividade. A nossa personagem é uma jovem professora que atua como figura central desta nossa proposta. O caso de Patrícia, relatado nesta reflexão, baseia-se em relatos reais de vários professores que iniciam sua trajetória profissional, que ouvi durante muitos anos atuando na formação de professores. Apresenta também, sentimentos presentes em nossa memória. Este caminho nos ajuda a reviver as trilhas que percorremos e a buscar respostas ou justificativas para a prática construída a cada dia. A cada cena do cotidiano desta professora, acrescentamos comentários, sugestões e algumas luzes para que cada leitor possa direcionar uma reflexão sobre as práticas já vividas. Luzes, sombras, cenários e ação. Elementos que podem ser utilizados em mais um encontro de formação e desenvolvimento profissional.