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Sinopse
É tema recorrente em Benjamin, em Adorno. Em Morin, o assunto é acessível, a análise é feita a partir da recolha do que há de cultural dentro da indústria cultural. A indústria cultural gera uma cultura. É sobre essa cultura (de massas) que Morin vai fazer a sua análise. Isola os mitos dessa nova cultura, os ícones que ela produziu, os comportamentos que ela nos propõe, para entender o processo cultural que atravessámos no século xx. Acima de tudo, é uma análise antropológica, contextualizada, bem fundamentada.
Há três décadas atrás não havia internet, telemóveis. O mundo marxista ainda existia e tinha o seu próprio estilo de fazer indústria cultural de massa (Morin analisa-a, superficialmente). O livro transmite-nos o sabor de uma era passada. Mas, talvez, nisso mesmo esteja uma de suas maiores virtudes: Morin não previu este mundo exatamente como ele é hoje, mas analisou o mundo que via nessa época e traça, com bastante precisão, as linhas de desenvolvimento que nos levam a ver que internet e mundos virtuais são apenas novas versões de um mesmo e novo problema para os analistas sociais: compreender uma cultura que nasce, cresce e vive para o consumo. Um consumo cada dia mais intenso, mas simbólico, mas neurótico. Morin faz um belo diagnóstico da nossa doença, mas não tem a pretensão de apresentar a cura.
O debate ainda exigirá muitas páginas de muitos livros. Este é apenas mais um deles, mas, certamente, um dos melhores e mais bem escritos.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9789897590580 |
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Pré venda | Não |
Peso | 261g |
Autor para link | MORIN EDGAR |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 23 x 16 x 0.12 |
Idioma | PORTUGUÊS DE PORTUGAL |
Tipo item | LIVRO IMPORTADO ADQ MERC INTERNO |
Número de páginas | 234 |
Número da edição | EDIÇÃO - 2015 |
Código Interno | 818461 |
Código de barras | 9789897590580 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | MORIN, EDGAR |
Editora | INSTITUTO PIAGET |
Sob encomenda | Não |