Vivemos um momento de graves preocupações, não apenas relativas ao devir eleitoral de nosso país, mas pelos processos já em curso [...]. O Estado de Direito em desmonte, a soberania nacional esvaziando-se afora, a Constituição de 1988 aviltada... [...] no campo da educação a crise incide sobre a natureza e a amplitude dos direitos progressivamente reconhecidos e na concepção basilar deste bem público de alto potencial para a promoção da justiça e da equidade social, a formação ética humanitária, respeitosa das culturas e do meio ambiente. [...] São efeitos de ideias, indutoras ou impositivas, que recobram forças hegemônicas, no contra-fluxo do movimento de democratização da gestão da e na educação vivenciado em Porto Alegre, no período de 1989 a 2004, examinado nesta obra [tese]. Portanto, creio que é oportuna a publicação deste livro [...] O referencial teórico situa Estado, gestão e política no processo de reconfiguração dos sistemas e instituições educacionais, mas também as relações sociais e educativas na cidade – do plano global ao local. A investigação documental foi abrangente: das concepções e tensões partidárias (do PT) à produção político-pedagógica e administrativa do governo municipal, nas distintas gestões do período, e às manifestações de escolas, professores e estudantes. Com rigor e coragem, aponta avanços, limites e contradições revelados na construção da democracia sem fim, por um outro mundo possível. Maria Beatriz Luce, Porto Alegre, 28.10.2018.