Sinopse
'Estética da Comunicação Musical' é fruto das reflexões de Eduardo Seincman sobre a importante questão da música vista sob o prisma da comunicação e da cultura. Segundo o autor, a música, como as demais expressões artísticas, não pode ser vista isoladamente: em toda sua história, a música sempre bebeu e se apoiou nas conquistas técnicas e teóricas de áreas afins (filosofia, poesia, teatro etc.), mas também serviu de base para que estas reformulassem muitos de seus princípios. Os tratados abordam a música de uma forma mais tecnicista e acadêmica e, não raro, desconsideram a música como meio de comunicação, entendida aqui como o compartilhamento entre obra e ouvinte no ato da performance.
Percorrendo estas e outras questões, o livro propõe que a partir de uma abordagem da estética da comunicação musical é possível repensar a composição, a interpretação e a escuta. Através de exemplos extraídos do repertório, são analisadas as diferentes formas de comunicação musical propostas pelo barroco, classicismo, romantismo e modernismo. É investigada a ressonância de outras formas de discurso – literatura, cinema, teatro etc. – nos processos de comunicação musical. Analisam-se as implicações da memória e do esquecimento, da imagem e da duração, do espaço e do tempo nas várias formas de recepção da música.
São estes alguns dos temas que tecem a narrativa do livro. Seus ensaios, embora autônomos, dialogam entre si de modo a formar uma trama de significações sempre revista sob novos ângulos. Dirigidos não apenas aos músicos, os assuntos desse livro abrangem um vasto campo do conhecimento sem, contudo, perder o foco principal: a estética da comunicação musical.
Percorrendo estas e outras questões, o livro propõe que a partir de uma abordagem da estética da comunicação musical é possível repensar a composição, a interpretação e a escuta. Através de exemplos extraídos do repertório, são analisadas as diferentes formas de comunicação musical propostas pelo barroco, classicismo, romantismo e modernismo. É investigada a ressonância de outras formas de discurso – literatura, cinema, teatro etc. – nos processos de comunicação musical. Analisam-se as implicações da memória e do esquecimento, da imagem e da duração, do espaço e do tempo nas várias formas de recepção da música.
São estes alguns dos temas que tecem a narrativa do livro. Seus ensaios, embora autônomos, dialogam entre si de modo a formar uma trama de significações sempre revista sob novos ângulos. Dirigidos não apenas aos músicos, os assuntos desse livro abrangem um vasto campo do conhecimento sem, contudo, perder o foco principal: a estética da comunicação musical.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9788576360650 |
---|---|
Pré venda | Não |
Peso | 262g |
Autor para link | SEINCMAN EDUARDO |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 21 x 14 x 1 |
Tipo item | Livro Nacional |
Código Interno | 525377 |
Código de barras | 9788576360650 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | SEINCMAN, EDUARDO |
Editora | VIA LETTERA |
Sob encomenda | Não |