Este livro apresenta casos em diferentes temáticas sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os capítulos trazem, de forma clara e didática, quais intervenções é possível fazer para cada psicopatologia abordada, a fim de instrumentalizar o leitor a utilizar recursos e técnicas em sua atuação clínica. As situações abordadas incluem casos de raiva, terapia de casais, obesidade, ansiedade de desempenho, depressão, relacionamentos abusivos, transtorno de pânico e transtorno de personalidade histriônica, entre outros. Por meio de práticas e pesquisas que respaldem fazeres na área, espera-se que o clínico possa efetuar orientações em relação ao desenvolvimento psicológico da pessoa em atendimento.\r\n\r\nCONHEÇA MAIS SOBRE CADA CAPÍTULO\r\n \r\nContribuições do diagrama de conceitualização cognitiva para casais na compreensão da interação conjugal\r\n \r\nConflitos tendem a fazer parte dos relacionamentos afetivos-sexuais e que os problemas de relacionamento conjugais tendem a estar presentes em quase metade dos processos psicoterapêuticos, seja como demanda direta ou indireta. Nessa perspectiva, a TCC com casais ascende como uma linha de intervenção na promoção da saúde e da satisfação com o relacionamento. Assim, se enaltece a importância de se trabalhar na clínica com casais tendo a comunicação e as demais classes de habilidades sociais conjugais como pilares significativos para os relacionamentos saudáveis, em que o saber falar, o escutar, a expressão emocional, a empatia, a flexibilidade, a assertividade e o automonitoramento atuam como ingredientes ativos e indispensáveis para os níveis de satisfação conjugal entre os parceiros.\r\n \r\nTranstorno de pânico: um caso clínico pela abordagem da terapia racional-emotiva comportamental\r\n \r\nEste capítulo parte da ótica da terapia racional-emotiva comportamental (TREC) sobre uma forma de intervenção com pacientes ansiosos. A partir da mudança das crenças irracionais, por alternativas reais a pessoa consegue enfrentar as situações de ameaça, sem pânico e com isso generalizar essa aprendizagem para outras situações de sua vida envolvendo o pânico ou outra temática.\r\n \r\nEstou cansado de me autorreprovar: um estudo de caso de um paciente com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva\r\n \r\nAborda-se que nos pacientes com transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva (TPOC) existe uma vulnerabilidade à apreciação negativa da sua imagem feita pelos outros — essa possibilidade causa grande sofrimento. Além disso, adotam uma forma de funcionar inflexível e excessivamente perfeccionista, em que não há espaço para o equívoco ou para a fragilidade. Assim, faz-se de tudo para evitar críticas e avaliações negativas. Raramente são considerados irresponsáveis ou inconsequentes, mas caso isso porventura ocorra, há uma indignação considerável, juntamente com uma não aceitação desse papel. Formas de intervenção da TCC são apresentadas para nortear o manejo desses pacientes, através de um plano de trabalho em que se utilizou importantes recursos técnicos da TCC.\r\n \r\nIntervenção psicológica em caso depressivo: técnicas cognitivo-comportamentais e superação\r\n \r\nEste capítulo parte da ótica da terapia racional-emotiva comportamental (TREC) sobre uma forma de intervenção com pacientes ansiosos. A partir da mudança das crenças irracionais, por alternativas reais a pessoa consegue enfrentar as situações de ameaça, sem pânico e com isso generalizar essa aprendizagem para outras situações de sua vida envolvendo o pânico ou outra temática.\r\n \r\nAspectos psicológicos da obesidade: um estudo de caso\r\n \r\nA autora deste traz um caso clínico no qual o modelo cognitivo propõe três conceitos para explicar a depressão: a tríade cognitiva, os esquemas cognitivos disfuncionais e as distorções cognitivas. A tríade cognitiva é quando o paciente apresenta suas crenças centrais (de si, do mundo e do futuro) de forma negativa; os esquemas cognitivos dizem respeito como o indivíduo interpreta as situações adequando-as às suas vivências e designando padrões estáveis que categorizam suas experiências; e já as distorções cognitivas são os erros que ocorrem no processamento das informações, em que se adapta a realidade aos esquemas negativistas, sendo que, dessa forma, o sujeito reforça sua crença dos conceitos depressivos.\r\n \r\nAnsiedade de desempenho: o medo da avaliação\r\n \r\nAborda-se ser válido considerar que os pacientes que experimentam a ansiedade acreditam que estão sendo ameaçados por algum tipo de dano, físico ou social, ou seja, a interpretação de uma situação ou estímulo como um sinal de ameaça pessoal é essencial para a experiência dessa emoção. Desse modo, a autora pontua técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas para ajudar a paciente a enfrentar com segurança as situações sociais em que se sentia avaliada, refletindo uma diminuição bem importante em sua ansiedade de desempenho.\r\n \r\nAtaques de raiva: um estudo de caso\r\n \r\nEste cap