Faz um percurso pela educação, justificando o sucesso ou insucesso de diferentes estratégias de aprendizagem. Isto é feito correlacionando os recentes conhecimentos na área da Neurociência, as Teorias de Aprendizagem e das Práticas Docentes aplicadas em sala de aula pelo professor, de forma direcionada à realidade da escola atual. É uma obra que possui uma linguagem de fácil compreensão que segue este caminho abordando os tópicos de forma progressiva e simples. Inicia com uma breve introdução às estratégias docentes de sucesso, descrevendo de forma geral alguns modelos educacionais bem sucedidos de outros países, correlacionando-os à cultura e à educação praticada no Brasil e suas respectivas limitações e inconsistências. Em seguida é realizada uma abordagem histórica para explicar, de forma genérica, a atual atuação e do papel do educador, da educação, da escola e do próprio conceito de educação escolar, para melhor compreensão do papel do professor no Brasil e, consequentemente, entender a importância de se fazer modificações em sua prática docente. Posteriormente apresenta diferentes linhas teóricas que tentam explicar como ocorre o processo de aprendizagem, sendo estas retratadas e acompanhadas das ideias de seus respectivos representantes históricos. Alguns aspectos destas teorias são pontuados para serão retomados e correlacionados, mais adiante, na abordagem da neurociência. Na sequência introduz alguns novos saberes da Neurociência, descrevendo e explicando algumas estratégias docentes, justificando-as com a intersecção de conhecimentos específicos de diferentes áreas, como, da própria Neurociência, da Psicologia na Educação e de algumas Teorias de Aprendizagem. ]