Coletânea de textos produzidos no curso de Pós-graduação Lato Sensu Estudos Lingüísticos e Ensino de Línguas , da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Assis, em 2005. Ensino e aprendizagem de língua materna é tema para Interação e aprendizagem do português, de Odilon H. Fleury Curado, e Alfabetização com poesia, de Dora Alice Belavenutti Martins da Silva. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira aparecem em Dificuldade de pronúncia dos sons [q] e [ð]do inglês por alunos brasileiros de Maria Angélica de Freitas Pólo, e Fonética e ensino de línguas estrangeiras o caso específico da entoação, de Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho; Ensino de Língua estrangeira , abordagens, de Gisele Domingos do Mar; Metodologia da pesquisa em estudos de interlíngua, de Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz; O ensino/aprendizagem em língua estrangeira por meio de jogos, de Angélica de Fátima Rosa e Gisele Domingos do Mar; Pensando en una identidad regional del Mercosur, de Ester Myriam Rojas Osório. Elencam-se na lexicologia, associada às várias áreas de conhecimento, e a palavra, manifestada como prática social, os seguintes artigos Princípios básicos do léxico dos fundamentos à prática social, de Antonieta Laface e Maria Cecília Zanon; Os estrangeirismos e a construção de identidades, de Maria do Rosário Gomes Lima da Silva; O demônio e seus muitos nomes uma reflexão sociolingüística, de Cecília Kimie Jô Shioda, Elza Sabino da Silva Bueno, Fernanda Rodrigues C. Alevato e Maria Angélica de Freitas Pólo. A gramática de Nebrija e o tratamento do espanhol como língua estrangeira de Ângela Aparecida Batista Conversarni e Eliza Atsuko Tashiro ilustra a historiografia da lingüística.