O livro Estudos sobre leitura e abordagens para o ensino é uma coletânea de textos que abordam a leitura tendo por base princípios teóricos que se atrelam ao ensino e à aprendizagem da leitura. Apresentam-se textos resultantes de palestras e comunicações proferidas por renomados pesquisadores de diferentes instituições de ensino que participaram de atividades colaborativas promovidas pelo grupo de Pesquisa Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita (ProLetras) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Incluem-se discussões promovidas em aulas compartilhadas no decorrer da disciplina Leitura e Cognição, ofertada em 2019 e 2022 pelo Programa de Pós-graduação (PPGEL/UFPI), por meio da colaboração científica. Assim, à obra acrescentam-se produções de orientandos de mestrado e doutorado, vinculados ao PPGEL (UFPI) e a outros Programas de pós-graduação no Brasil. Com a divulgação dessas reflexões, objetiva-se topicalizar a leitura com um olhar sensível para os cotidianos social e escolar e, por origem e abrangência, o acadêmico. É uma contribuição importante e indispensável para os estudos em desenvolvimento na área da leitura, porque as ideias compartilhadas permitem a ampliação de horizontes de investigação sobre a Leitura, como fenômeno cognitivo, linguístico e social. Embora as abordagens requeiram um aprofundamento, podemos afirmar que propõe-se um livro que, somado ao conjunto de outros, poderá abrir caminhos para a renovação e a ampliação de direcionamentos teóricos e metodológicos dados à leitura, o que deverá, portanto, alcançar o público docente em diferentes níveis de ensino e colaborar para evitar abismos entre a pesquisa e o fazer docente. Maria Angélica Freire de Carvalho - Universidade Federal do Piauí - UFPI - Programa de Pós-graduação em Letras – PPGEL/UFPI - Coordenadora do Grupo de Pesquisa ProLetras – CNPq