1936/1945, Bremen, Alemanha.
Comovente história de uma família de alemães, os Müller, e de uma família de judeus, os Rosenstain, unidas por fortíssimos laços de amizade e às voltas com o temor pelas ideias de Hitler e pela já anunciada perseguição ao povo judeu.
A família Rosenstain foge para a Polônia, enquanto os Müller, apesar de alemães, sentem-se ameaçados pelo autoritarismo do major Henz, que determinara que Eva, jovem enfermeira, filha de Karl e Catherine Müller, fosse integrada à Juventude Hitlerista. A partir daí, inicia-se a história de Eva que, durante a guerra, a serviço do exército alemão, decidida a encontrar e auxiliar a família Rosenstain, consegue ser transferida para a Polônia, onde se vê obrigada a servir no campo de concentração de Auschwitz.
Eva dedica-se, por todos os meios ao seu alcance, auxiliada pelo Espírito Sebastian, seu avô, a levar um pouco de esperança, em ambos os planos da vida, aos prisioneiros, encarnados e desencarnados, homens, mulheres e crianças, daquele local de insólito terror. Apesar do forte tema, um romance de cativante leitura, permeado de muita ação, espionagem e, principalmente, do exemplo de Eva, detentora de imensurável caráter altruísta, em benefício dos prisioneiros e firmemente disposta a resgatar a jovem amiga e seu filho do tenebroso gueto em que se encontravam confinados.