Construir um texto com clareza, coerência e coesão demanda saber movimentar habilidades que possam contribuir para se alcançar uma competência da escrita, mas sabemos o quanto essa é uma atividade exigente. É o empenho de se moldar as palavras, as frases, os períodos, para que a comunicação pretendida seja realizada com adequação.Nesse intento, os articuladores textuais – aqui referidos, de maneira mais ampla, como “expressões auxiliares da escrita” – têm o papel preponderante de ordenar, de enlaçar as ideias para proporcionar uma linearidade sequencial. Eles permitem apossar-se de um grande auxiliar quando diante da folha em branco – ou de uma tela de computador. Este manual se dedica a fornecer, assim, amplo material sobre as expressões auxiliares da escrita. Pode servir para consulta, como ponto de partida na elaboração de um texto e, também, como uma profícua fonte de prática, dado seu caráter didático e flexível. Além disso, por objetivar a construção textual e ter uma linguagem direta, que está a serviço de variadas análises, tem potencial para contribuir ao estudo relevante da língua, de modo transdisciplinar, consoante as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais ainda: sua utilização estende-se como fonte para o desenvolvimento de uma composição textual e de alavanca para sugerir um tema a ser desenvolvido, desdobrado. Em vista disso, este guia prático é recomendável, não só aos discentes e docentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, mas também ao público universitário e aos profissionais da escrita interessados em torná-la fluida e atrativa nos âmbitos acadêmico, empresarial e da comunicação pessoal.