A edição traz ilustrações de Alcy Linares e apresentação de Ilan Brenman.
Dona Benta, com um livro no colo, reúne os netos e se prepara para mais uma tarde de aventuras. Desta vez, ela vai contar sobre mundos nos quais raposas, carneiros, rãs e formigas falam e transmitem aos homens os mais variados ensinamentos.
Inspiradas nas fábulas de Esopo e La Fontaine, mas com cor e linguagem bem brasileiras, essas lições ancestrais de inteligência, gratidão, identidade e autoconhecimento são passadas às crianças das novas gerações. Aqui, Pedrinho, Narizinho e Emília muitas vezes discordam dos conteúdos das fábulas, exercendo poder de crítica e mostrando que o leitor é ativo na construção da narrativa.
Esta é uma das primeiras incursões de Monteiro Lobato pelo universo infantil e faz parte de seu projeto de levar o melhor da literatura mundial às crianças brasileiras, e assim formar seu público leitor.
Este livro, originalmente publicado como Fábulas de Narizinho, logo foi ampliado, devido ao enorme sucesso na época. De valor literário acima do puro didatismo, Fábulas ainda hoje é um dos maiores sucessos de seu autor e prova que boas histórias não envelhecem e ainda rendem muitas horas de diversão.