PONTOS FORTES Organização clara dos conteúdos. Essa obra está estruturada de tal maneira que tanto o professor como o aluno podem ter uma boa percepção do caminho que estão trilhando, suas alternativas e seus atalhos. Obra amigável e flexível. A estrutura, o projeto gráfico e as múltiplas remissões do texto para outras partes do livro – que funcionam como hyperlinks entre as unidades histórica e temática – facilitam e flexibilizam a organização do curso dentro do ano letivo. Unidade introdutória. Mostra o que é filosofar e como se filosofa, numa estratégia progressiva, como em um passo a passo. Tom coloquial. O livro conversa com o leitor, empregando uma linguagem ao mesmo tempo acessível e atrativa. Sensibilização e problematização. Cada capítulo, por meio de textos e imagens, sensibiliza o aluno para os grandes problemas da existência humana. Pluralidade do debate filosófico. A obra trata de uma seleção representativa de autores e doutrinas, que explicita a pluralidade do debate entre as diversas correntes de interpretação filosófica, ao longo do tempo. Atividades diversificadas e abrangentes. O livro reúne mais de 500 questões, que cobrem a matéria tratada em cada capítulo e buscam desenvolver as competências e habilidades que a disciplina de filosofia pode promover, como: análise, entendimento, interpretação, reflexão crítica, expressão oral e escrita, diálogo etc. Iconografia filosófica. As 270 imagens desta obra não são meros adornos, mas integram o conteúdo do livro, sensibilizam e instigam, fazem o aluno pensar. ESTRUTURA O livro é composto por quatro unidades, que totalizam 20 capítulos. Conta também com três quadros sinóticos complementares e um índice de conceitos e nomes no final do livro, Cada capítulo se compõe da seguinte estrutura ou conjunto de elementos: Introdução à unidade Introdução ao capítulo Questões filosóficas Conceitos-chave Situação filosófica e Analisando a situação (só na unidade 1) Texto-base Boxes Vocabulário Seções de atividades. As seções de atividades são as seguintes: Conexões – cerca de 75 questões voltadas para a contextualização dos conteúdos dos capítulos e conexão com conteúdos de outras disciplinas (interdisciplinaridade). Análise e entendimento – cerca de 290 questões que repassam os conteúdos abordados em cada trecho do capítulo, buscando favorecer a organização do que foi estudado, a articulação entre as doutrinas e a reflexão sobre seus aspectos mais polêmicos. Conversa filosófica – mais de 90 questões que buscam promover a pesquisa e a reflexão crítica sobre temas polêmicos, atuais ou de todos os tempos, bem como o exercício da autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades comunicativas ligadas à argumentação. Sugestões de filmes – mais de 60 sugestões de produções cinematográficas que abordam conteúdos tratados no capítulo e podem ser úteis não somente para a realização de atividades de leitura filosófica das obras e como também para a contextualização de conceitos estudados. Para pensar – cerca de 33 textos complementares (de origem e natureza diversas, da autoria de filósofos, historiadores etc., de diversas épocas) e mais de 70 questões sobre esses textos, as quais buscam estimular as capacidades de análise, interpretação, síntese e problematização. OUTROS DESTAQUES Filosofar conta também com as seguintes novidades: Três quadros sinóticos – esquemas concisos de consulta e referência para os alunos, que facilitam a tarefa do professor: a) Quadro sinótico I: Divisão da história da filosofia. Resume as épocas em que se divide o pensamento filosófico e seus principais expoentes; b) Quadro sinótico II: Grandes áreas do filosofar. Define sinteticamente os principais campos filosóficos e seus problemas e traz a indicação dos capítulos em que são mais especificamente abordados; c) Quadro sinótico III: Noções básicas de lógica clássica. Resume alguns dos principais conceitos de lógica, explicando-os com exemplos. Índice remissivo de conceitos e nomes – Lista de todos os pensadores e os principais conceitos e temas tratados na obra. Questões filosóficas – série de perguntas que sintetizam os problemas filosóficos abordados no capítulo. Conceitos-chave – lista dos principais conceitos filosóficos que serão abordados no capítulo. Útil para revisão da terminologia filosófica. Situação filosófica – breve relato de alguma situação cotidiana (incluída apenas na unidade 1), posteriormente analisada.