A presente obra dá continuidade ao projeto de fissurar as fronteiras entre a Filosofia, a Educação e as subjetividades por elas atravessadas. Intitulado As Filosofias Contemporâneas e os sentidos outros do educativo, o conjunto dos seis primeiros textos traz à tona contribuições centradas em autores clássicos da Filosofia da Educação na contemporaneidade, não para repeti-los, mas para redesenhá-los, ao traçar rotas distintas das já percorridas. Já a segunda parte do livro, cujo título é Outras educações, surpresas dos sentidos na Filosofia da Educação, revela a multiplicidade de paisagens – a (a)normalidade, o corpo, o cinema, a pesquisa, a guerra – nas quais o educativo pode se manifestar, numa epifania de sentidos outros para a experiência do devir humano. Ao reunir pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do Brasil e da França, a coletânea que o leitor ora tem em mãos é uma partilha audaciosa de modos diversos de fecundar os saberes filosóficos e educativos.
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Esse primeiro diálogo, como uma apresentação ao livro, já sinaliza as potencialidades ou desdobramentos das temáticas aqui debatidas pelo trabalho coletivo e em colaboração dos diversos autores. Elas me proporcionaram, na medida em que fui seduzido pelas texturas, uma reação em forma de um rememorar pessoal – desde a minha pequena cidade... e a jabuticabeira! Nesse viés, a obra é provocante e instiga-nos aos outros sentidos para o educativo, pois o Ser Humano, em seu existir afetivo, singular e relacional, não se esgota numa ou noutra formalização educacional. Os tecidos autorais expostos aqui se vinculam mesmo com o corpo-carne de todos nós. Dá-nos o que pensar, sentir e agir com outros gestos em nosso viver-existir!
Gilberto Aparecido Damiano
Neccel/PPEDU-UFSJ