Nesta segunda edição de sua Filosofia do Direito Ocidental – Momentos Decisivos, o professor Frederico Abrahão de Oliveira encaminha o estudioso a andar no sentido e direção de uma reflexão autônoma, através de apreciações históricas, sem análises de alcance formal, com o que demonstra não se ater a pretensão de influenciar, mas sim ao desejo de instigar, sacudir, desacomodar o filósofo oculto que há em cada um de nós.
A criação filosófica não pode ser preparada, programada; tem sim de nascer espontaneamente, naturalmente, e tal naturalidade tem como pré-requisito o conhecimento daquilo que já tenha sido pensado pelo homem, ou seja, o conhecimento da história do pensamento humano.
O estudioso contemporâneo tem sido levado a copiar ideias recebidas em aulas ou através de bibliografias, concluindo por trabalhos de infindáveis, citações de autores estrangeiros, cuja recepção das ideias se operou sem levar em conta o momento histórico e a situação geográfica.
É consabido, que o pensamento universal não está restrito às fronteiras geográficas, sendo correto dizer-se, que as ideias do mundo europeu estão distantes da realidade latino-americana. Decorre daí, que algumas doutrinas importadas acabam por desempenhar funções antagônicas àquelas de sua origem.
Na segunda edição desta obra, o Autor se propõe a uma abordagem destinada à propedêutica filosófica, instigando à reflexão a partir do conhecimento dos momentos clássicos da filosofia, desde a sua gênese, transitando pela evolução especulativa ocorrida através de séculos, levando assim, naturalmente, ao pensamento epistemológico, traduzido por temas atuais e de interesse geral, ligados às ciências humanas.
Didático, o Professor Frederico Abrahão consegue ser objetivo até mesmo quando escreve sobre Filosofia do Direito, característica que torna essencial a leitura desta Obra a todas as gerações cujas mentes ainda não se tenha saciado de explorar a infinitude do pensamento humano.