O ano de 2022 entrou para a história do Flamengo como um dos mais importantes desde sua fundação, em 1895. Com uma campanha recorde e sensacional, o Rubro-negro conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores da América. Dias antes, levantou a taça da Copa do Brasil pela quarta vez, completando um ciclo de conquistas desde 2019 no país.
Com um elenco recheado de estrelas, o Fla deu a volta por cima após quatro vices seguidos (Brasileirão 2021, Libertadores 2021, Supercopa do Brasil 2022 e Carioca 2022), atropelou os rivais na Libertadores e venceu a Copa do Brasil com todo merecimento.
Jogadores que brilharam na temporada, como Pedro, Gabi, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Filipe Luís, João Gomes e David Luiz, foram fundamentais nas conquistas, assim como o treinador Dorival Júnior, que retornou ao clube depois de quatro anos, e conduziu com um ótimo aproveitamento o Flamengo aos títulos dos torneios de mata-mata.
Outros jogadores também foram importantes nesse inesquecível ano de 2022, como os goleiros Santos e Hugo Souza; os laterais Rodinei, Matheusinho, Varela e Ayrton Lucas; os zagueiros Léo Pereira, Pablo, Fabrício Bruno e Rodrigo Caio; os meio-campistas Arturo Vidal, Diego e Victor Hugo; e os atacantes Bruno Henrique, Marinho e Matheus França; além de outros que saíram durante o ano, como Willian Arão, Andreas Pereira, Isla, Lázaro e Vitinho.
Em 2022, o Flamengo disputou 77 jogos, venceu 46, marcou 137 gols, fechou o ano com 67,5% de aproveitamento, dois títulos conquistados, dois vices, o 5º lugar no Brasileirão e a vaga na Libertadores pelo sétimo ano seguido.
Na Libertadores, o Flamengo foi campeão invicto e se tornou o primeiro clube a vencer todos os jogos dos mata-matas desde as oitavas até a final. Pedro foi o artilheiro da competição com 12 gols e eleito o melhor jogador do torneio. Gabi fez o gol do título, sendo o craque da final, repetindo o feito de 2019. Além disso, igualou Luizão como o brasileiro com mais gols na história da competição (29 gols cada). Já Bruno Henrique foi o líder em assistências (5) da Libertadores, sendo o maior garçom, assim como 2019.
Na Copa do Brasil, o Flamengo passou pelo Atlético-MG nas oitavas de final com uma virada memorável, com dois gols de Arrascaeta, no jogo em que Gabi convocou a nação para transformar o Maracanã em um verdadeiro ‘Inferno’. Depois, passou pelo Athletico-PR, nas quartas, com um gol de bicicleta de Pedro na Arena da Baixada, e pelo São Paulo, com duas vitórias, na semifinal. Na decisão, contra o Corinthians, o título veio após dois empates e uma dramática decisão por pênaltis.
Com uma média de mais de 40 mil pessoas por jogo em 2022, o Flamengo deu show também nas arquibancadas do Maracanã. A temporada com público em todos os jogos, pós-pandemia, foi fundamental também para levar o clube de volta ao lugar mais alto na América do Sul.
Todos esses detalhes estarão mais uma vez no Anuário do Flamengo 2022 da Editora Onze Cultural. Todos as fichas das 77 partidas, as fotos marcantes e inesquecíveis, e as estatísticas do time e dos jogadores estão presentes nessa obra que resgata e imortaliza uma temporada que entrou para a história.