Texto vital de Kazimir Maliévitch, que sintetiza seu pensamento sobre a História e a Teoria da Arte, FORMA, COR E SENSAÇÃO foi escrito em 1928 e publicado na mais revolucionária revista de arquitetura das vanguardas soviéticas, a ARQUITETURA MODERNA número 5, a convite do construtivista russo Aleksei Gan, editor da revista.
Kazimir Maliévitch, aos 49 anos, já havia realizado sua mais inquietante produção: cenários, figurinos, desenho, pintura, cerâmica, arquitetura, pedagogia e teoria da arte.
Curto, porém profundo, o texto demonstra o pensamento refinado do mestre sobre a história e a teoria da arte, trazendo, ainda, os principais fundamentos do Suprematismo.
Imprescindível para quem se dedica à arte, à arquitetura e ao design, mas também para quem pesquisa a cultura russa desse período ou no geral.
Aos russistas e também para quem estuda teoria e/ou semiótica da imagem, vale observar que Maliévitch aborda a História e a Teoria da Arte na perspectiva dialógica do fazer artístico, compreendendo que este implica em seu processo a presença do espectador, pressuposto caro aos teóricos russos do período, tais como Mikhail Bakhtin, Viktor Chklóvski e Serguei Eisenstein.
Os volumes da Coleção Arte e Pensamento Russo destacam-se pela potência dos textos escolhidos, cuja inflexão teórica repercute na criação artística contemporânea e constituem exemplares preciosos do pensamento de quem os assina.