A obra é fruto de reflexões acerca de escolhas e opções bibliográficas a serem oferecidas aos estudantes do curso de Pedagogia, além da necessidade de discutir questões ligadas à diversidade e à interdisciplinaridade dos trabalhos desenvolvidos na escola. /nPartindo de diversas abordagens, pesquisadores buscam compreender a realidade contemporânea e propor alternativas que conduzam à formação de um professor voltado para a investigação, a reflexão e a conscientização de sua identidade e da docência. Nesse sentido, foram reunidos textos escritos por Silvia Molinari Dalessandro, que analisa a docência a partir da personagem de histórias em quadrinhos Mafalda, Jacira Pinto da Roza, que apresenta reflexões sobre os desafios da docência, Eliana Muller de Melo, que, em parceria com Selenir C. G. Kronbauer, discorre sobre identidade, representação e diversidade, Kátia de Conto Lopes e Ronalisa Torman, que demonstram a relação entre a exclusão social e o papel do educador, Remí Klein, que apresenta a reflexão derivada de sua pesquisa sobre o processo educativo-religioso, Andréa Novo Duarte e Carlos Théo Lahorgue, que discutem a questão da espiritualidade na educação, e Margareth Fadanelli Simionato, que analisa a trajetória de formação dos professores do ensino técnico no contexto da reestruturação produtiva./nTendo em vista que a educação hoje se insere num ambiente cada vez mais complexo e constantemente em mudanças, os autores demonstram que o professor precisa ser preparado para atuar como um catalisador das inovações e incentivador do desenvolvimento das capacidades de seus alunos. Os textos são diversificados, com temáticas do cotidiano escolar que podem ser abordadas tanto em sala de aula quanto nos cursos de formação de professores, em reuniões pedagógicas, na formação continuada e professores em serviço./n