A Geografia Escolar deve desenvolver um pensamento espacial que se traduz em - olhar o mundo para compreender a nossa história e a nossa vida. Este olhar o mundo diz da especificidade desta disciplina, que tem o conceito de espaço como foco primordial. O espaço é construído ao longo da vida das pessoas, pelas pessoas - se não como atuantes que podem ser, mediante sua passividade que permite que os outros o façam. O espaço concretiza/materializa as ações humanas e a vida social por meio dos embates entre os grupos, vai se mostrando como resultado das ações no espaço. Interessa, então, conhecer o mundo interligando os problemas do lugar com as demandas globais. O lugar onde vivem os alunos precisa ser compreendido para que se possa trabalhar na escola. Ensinar Geografia deve, então, para cumprir o papel que cabe a esta disciplina, oferecer as condições para que os alunos possam construir as ferramentas intelectuais para compreender a sua espacialidade. Isso deve ser ponto fundamental no ensino na Escola Básica, mas também na formação docente, pois o professor vai saber ensinar se ele aprendeu. O que se ensina em Geografia, como, porque e para quem se ensina é preciso estar claramente estabelecido. Esta obra trata dessas questões e abre o debate para pensar um ensino de Geografia num contexto de escola que busca a formação cidadã, diante do qual a Educação Geográfica pode fazer a sua contribuição.