O Fusca é tão impressionante que sua criação e trajetória se confundem com a própria história da Alemanha e de toda a indústria automotiva. Nascido da imaginação do engenheiro austro-húngaro Ferdinand Porsche, o Fusca foi um carro desenvolvido com as qualidades ideais para motorizar a Europa: baixo custo, alta praticidade e funcionalidade. A eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939 coincidiu com o início da produção industrial do veículo que, alterando seus elevados objetivos iniciais, de veículo civil, transformou-se em militar, adaptado para atender as Forças Armadas do Terceiro Reich. As funções belicistas do carro, porém, sucumbiram com o final da guerra. E então, dos escombros da fábrica Volkswagen, o carro do povo, o “Kafer” (besouro), como foi apelidado, ressurgiu e em poucos anos passou a ser produzido aos milhares, tornando-se símbolo da recuperação econômica da própria nação alemã. Mas o Fusca estava destinado à glória internacional, e o carrinho passou a motorizar também o México e o Brasil, onde começou a ser fabricado, assim como na África do Sul. Logo ele estaria rodando nos cinco continentes, e assim seguiu até 2003, quando saiu de linha de produção. Enquanto produto do século XX, o Fusca é um autêntico patrimônio cultural universal. Diferenciais/Comentários Além de ser um livro que pode ser usado para entretenimento, traz muita pesquisa e referências históricas. Livro em couchê, com imagens coloridas. O autor é especialista no assunto.