A educação de adultos vem assumindo uma crescente centralidade nos debates teórico e político sobre a educação, ao mesmo tempo que se afirma, de um modo heterogéneo, como um campo social rico e abrangente. O estudo da educação de adultos exige, pois, a análise das dinâmicas sociais que conduziram à afirmação, como campo autónomo, das práticas educativas que envolvem os adultos. Ora, a abordagem, tanto analítica como programática, deste campo complexo, tem que se suportar na consolidação de um quadro conceptual que há-de suportar, necessariamente, na genealogia dos conceitos que temos vindo a mobilizar neste campo. É esse o importante contributo desta obra de Rosanna Barros. Estamos perante um trabalho cuidado que, reconhecendo o carácter relativo e sempre inacabado de toda a construção teórico-conceptual, nos ajuda a esclarecer conceitos indispensáveis para que se possa avançar nas duas indagações, essenciais, que movem a autora e que nos continuam a desafiar: como se tem feito a educação de adultos?; porquê se tem feito educação de adultos?
Professor Doutor Luís Rothes - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Numa altura em que a educação de adultos tem no nosso país um relevo jamais visto, fruto de uma aposta política com mais de dez anos, que se traduz na diversidade de ofertas educativas, na quantidade de adultos que a elas ocorrem, na diversidade e número de "profissionais" que no terreno nela trabalham e também no interesse científico cada vez maior por esta área educativa, é de toda a pertinência o esclarecimento de alguns conceitos que, por vezes, se usam indiferenciada e confusamente neste campo de prática e investigação. Ora este livro, ao tratar de forma rigorosa, assente numa revisão da literatura profunda, de uma série de conceitos e temáticas de extrema importância, tais como adultos e adultez, aprendizagem nos adultos e aprendizagem experiencial, educação de adultos, educação permanente e aprendizagem ao longo da vida, entre outros, contribui decisivamente para esse esclarecimento. Por isso, esta é uma obra muito valiosa e útil para investigadores, "profissionais" e estudantes da educação de adultos.
Professor Doutor Armando Loureiro - Departamento de Educação e Psicologia de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro