Com imensa alegria apresentamos a segunda coletânea desta obra primordial para os Direitos Humanos, expondo temas de pesquisas desenvolvidas no âmbito da disciplina Gênero e Etnia: Intersecções necessárias aos direitos humanos fundamentais para a interlocução sobre as finalidades do Estado (DES-5875), fruto de intelectualidades respeitáveis, professores, pesquisadores, ativistas e sobretudo de pós-graduandos em congraçamentos memoráveis, nossos seminários semanais.
Momento de agradecer os ensinamentos e orientações do memorável mestre, Professor Dr. DALMO DE ABREU DALLARI pela acuidade e respeito dedicado à causa dos direitos humanos, adepto de uma teoria de direitos humanos construtiva e humanista, enfrentadora de todas as formas de discriminação.
Assim nos formou o Professor DALLARI a cuja memória oferecemos esta obra.
Iniciamos em 2018, instruídas e emocionadas pela intelectualidade feminista negra, Angela Davis, bell hooks, Patricia Collins, Kimberlé Crenshaw, nossas pensadoras, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, focando essencialmente a interseccionalidade como instrumento iluminador de complexas situações sociais, desnudadas graças a pesquisas e estudos interlaçando dados e informes: gênero, etnia e questões socioeconômicas.
Destacamos contribuições das juristas, Dra. Flavia Piovesan, Professora Titular na Faculdade de Direito da PUC SP, Des. Sylvia Helena Steiner, juíza aposentada do Tribunal Penal Internacional, que respectivamente propiciaram conhecimentos e experiências da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e de Cortes Internacionais sobre os direitos das mulheres. Ressaltando que desde a preparação da primeira publicação contamos com a experiência e esclarecimentos da Professora Dra. Vivian Gregori Torres, o que vem irmanando nestas publicações a nossa SanFran, Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP com o curso de Direito da Universidade Metodista mediante participação de seus pós-graduandos.
Como se afirmou, obra