Trata-se de uma abordagem da importância da geometria na Arte, enquanto elemento de expressão artística.
A procura dos cânones de proporção e beleza, desenvolve a poética da racionalidade geométrica numa demanda individual da subjectividade do símbolo, tocando por vezes a transcendência do sagrado.
Manifesta-se em todas as manipulações das formas visuais, desafiando a capacidade criadora de cada um, na melhor expressão artística do seu imaginário.
Este livro enuncia algumas questões teóricas da Proporção e do Número, demonstra a resolução de alguns traçados geométricos e sua importância simbólica com aplicação na Arquitectura e nas Artes Plásticas.
Apresenta análises pormenorizadas das proporções verificadas nalguns exemplos práticos que proporcionam um conhecimento diferente das respectivas obras. Este tipo de análises será sempre uma prática importante para a valorização do património artístico.
Este tema é proposto a todos os interessados na capacidade expressiva das formas visuais, desde Arquitectos e Artistas Plásticos aos mais variados ramos do conhecimento.
Para além de uma divulgação cultural do tema, propõe-se uma divulgação específica nas áreas de Arquitectura, Pintura, Escultura e Artes Plásticas, a todos aqueles que trabalham com a geometria na manipulação das formas visuais.