Geomorfologia Ambiental, de Antonio José Teixeira Guerra e Mônica dos Santos Marçal, atende a uma demanda atual de trabalhos voltados ao planejamento ambiental, tanto em nível de questões teórico-metodológicas, como de ferramentas utilizadas para a sua execução. Nesse sentido, o livro aborda tanto questões relacionadas aos conceitos, temas e aplicações da Geomorfologia Ambiental, assim como discute a evolução da paisagem e das unidades de paisagem no âmbito das escolas de Geografia Física.
Este livro preenche uma lacuna na literatura brasileira no que se refere aos trabalhos de cunho geomorfológico que levam em consideração aspectos voltados tanto às teorias relacionadas às Unidades de Paisagem, como às diferentes formas de aplicação que a Ciência Geomorfológica pode ter na sociedade atual.
A obra aborda de forma teórica os conceitos de Paisagem e Unidades de Paisagem, de vital importância como embasamento conceitual nos estudos que se propõem a desenvolver trabalhos de caráter aplicado, sem no entanto deixar de considerar as teorias que norteiam esses trabalhos.
Geomorfologia Ambiental se propõe a ser um instrumento para pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação, de cursos de Geografia, Geologia, Ecologia, Biologia, Engenharia Civil, Agronômica, Florestal e Ambiental, Arquitetura, além de outras ciências. O livro pode também ser utilizado por técnicos de prefeituras, órgãos federais, estaduais e municipais, membros de ONGs, bem como por todos interessados na questão ambiental, levando em conta a compreensão de uma série de temas que podem ser explicados pela Geomorfologia.