Na Gestão da Qualidade não existe apenas uma metodologia que garanta o exito quanto a eficiecia e eficácia dos processos organizacionais. O importante é que o gestor considere os pontos primordiais que precisam de melhoria e escolha o percurso que mais se adapte à realidade e cultura da empresa, considerando ainda, o mercado onde a organização está inserida. A alta Gestão deve considerar ainda, que as empresas são geridas conforme o conhecimento (Know-how), informações e atitudes que os líderes possuem e que o desenvolvimento de competencias gerencias, entre elas, liderança de equipes, comunicação asseryiva, planejamento, tomada de decisão e negociação. O líder que assume um cargo gerencial deve ter a consciêcia do seus Gaps de conhecimento e buscar se instrumentalizar para liderar projetos de destaque, que transformem conhecimento as práxis profissional com Qualidade e façam diferença no âmbito que atua. Este livro procura apresentar aos profisionais enfermeiros, os principais programas, modelos e Ferramentas da Qualidade que estão sendo utilizados na Gestão contemporânea, tendo como eixo norteador, a ênfase no desenvolvimento das pessoas, a ediciencia operacional e foco nos resultados (considerar o colaborador parte essencial do processo, buscar as melhores práticas e eliminação dos desperdícios [fazer mais com menos] e utilizar métodos estruturados e padronizados que assegurem o atendimento das metas preestabelecidas).