A gestão da qualidade é um tema constantemente presente nos meios acadêmicos e empresarias, e o certificado ISO 9001, uma exigência para se qualificar como fornecedor em diversas cadeias de suprimentos como é o caso da indústria automotiva, da linha branca e outros segmentos industriais. Mas por que gerenciar a qualidade é tão importante? Porque a gestão da qualidade toca em dois pontos cruciais para uma organização: manter e conquistar mercados, melhorando sua eficácia no atendimento dos requisitos dos clientes; e reduzir desperdícios e custos da não qualidade, melhorando sua eficiência. E os requisitos do modelo de gestão da qualidade prescrito na ISO 9001:2008 focam exatamente nesses objetivos, estabelecendo boas práticas para a melhoria da eficácia e eficiência das empresas. Escrito por autores com larga experiência em ensino e implementação de sistemas da qualidade, este livro apresenta uma discussão didática e detalhada sobre os requisitos de gestão da qualidade da ISO 9001:2008, com exemplos práticos de como implementá-los e considerações sobre limitações existentes em pequenas empresas. Para melhor compreensão desses requisitos, o livro inicia apresentando os conceitos e princípios fundamentais para a gestão da qualidade e um breve histórico da evolução do sistema da qualidade ISO 9001, destacando as principais mudanças ocorridas nas edições de 2000 e 2008. O processo de obtenção de um certificado também é explicado. No último capítulo, o leitor encontra exemplos de sistemas da qualidade de empresas de diferentes segmentos industriais. Manual de consulta destinado a profissionais da área de Qualidade, bem como para treinamento e orientação daqueles que desejem ou necessitem implementar um sistema da qualidade em suas empresas, particularmente em pequenas empresas. Leitura complementar para disciplinas que tratam sobre Sistemas da Qualidade, como Administração de Produção e Operações, dos cursos de Administração de Empresas e Engenharia de Produção.