Nos últimos 30 anos, o setor de segurança privada no brasil, felizmente, passou por um intenso processo de evolução tecnológica, de processos, de qualificação profissional e cultural que lhe conferiu um notável crescimento e penetração em todas as áreas da economia nacional. Entre outros, o advento da prática de contratação de serviços terceirizados de segurança empresarial, certamente foi um importante catalisador desse processo e levou a atividade a uma salutar evolução das técnicas e métodos de gestão operacional de segurança empresarial. Nessa área, o recente surgimento de ferramentas de identificação, análise e matriciamento de risco estratégicos, marca mais uma etapa em toda essa evolução e leva o setor a passar a priorizar as atividades de gestão de risco estratégico e gestão de risco corporativo. em virtude do nível de responsabilidade que envolve a gestão operacional de um shopping center, visto que a sustentação de suas áreas critícas garantem o conforto e a integridade de milhares de visitantes todos os dias do ano, esse livro apresenta, nesse segmento, os motivos e ferramentas, que transformaram os chefes de segurança patrimonial em gestores de risco estratégico. Assim, o leitor poderá observar que esse livro não é um manual de instruções para um chefe de segurança de shopping center e não tem a intenção de abordar técnicas operacionais de ordem tática. o objetivo não é mostrar ao gestor de risco, como fazer segurança em um shopping center, mas sim por quais motivos estratégicos do empreendimento, ela deve ser feita, já com os conceitos e métodos de gestão de risco estratégico. a idéia é apenas fornecer importantes conhecimentos para que o leitor possa entender o envolvimento estratégico que um gestor de risco deve ter em todo o contexto da organização, pura e simplesmente, sabendo associar as suas atribuições aos conceitos de planejamento estratégico, objetivo estratégico, fator crítico de sucesso e risco estratégico.