Um livro que apresenta uma proposta de intervenção integrada e coerente, resultante do trabalho que o seu autor tem desenvolvido nos últimos 14 anos, enquanto consultor e supervisor em Casas de Acolhimento. As Casas de Acolhimento Residencial estão hoje confrontadas com desafios de ajustamento dos respetivos modelos educativos e de funcionamento, para que se adequem ao novo universo de crianças e adolescentes em acolhimento. Este livro, em forma de manual (orientado para o trabalho prático em Casas de Acolhimento Residencial com intencionalidade terapêutica), visa ser um instrumento útil para todas as organizações e profissionais da área que estejam empenhados em promover a mudança de paradigma do Acolhimento Residencial de crianças e jovens em perigo. Pretende ser um mapa para uma intervenção eficaz, com paragens estratégicas em torno das ideias de colaboração e de partilha de responsabilidades. Sem evitar terrenos de maior debate no Acolhimento Residencial, procura articulados lógicos e pontes com áreas de conhecimento que ajudem a organizar novos modos educativos. Uma obra destinada a profissionais das áreas da promoção e proteção de crianças e jovens em perigo, nomeadamente psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, enfermeiros, educadores e demais interessados. Um livro útil que pretende ser um mapa para uma intervenção eficaz. Conteúdos: - O Sistema de Promoção e Proteção e o Acolhimento Residencial - A implementação de uma política pública de Acolhimento Familiar - O sistema educativo enquanto sistema indireto de encaminhamento - Os filtros de seleção e a dimensão das perturbações de saúde mental - Os primeiros passos do Acolhimento Terapêutico - Terapia pelo Meio Planeado - A relação primária de referência - A organização enquanto cultura terapêutica - Uma evolução do grande hospital psiquiátrico - O conceito de comunidade terapêutica - Terapia pelo Meio Planeado - Responsabilidade partilhada - Abordagem baseada em competências - Construção da relação - Problemas de comportamento - Técnicas comportamentais - Modelo educativo e organização - Modelo educativo e autoridade - Estrutura organizacional e gestão do comportamento - Possíveis desenhos organizacionais - Coordenadas gerais - Pré-acolhimento e acolhimento - Execução da medida de Acolhimento Residencial - Relatório de execução de Acolhimento Residencial - Evolução do referencial consultoria e supervisão - Consultoria em desenvolvimento organizacional e modelo educativo - Consultoria ao nível dos processos de intervenção individual - Consultoria de suporte emocional à equipa educativa - Melhoria contínua e gestão da qualidade