Com isso, nasceu o intercâmbio entre o excedente e o faltante, mas, a partir do momento histórico em que a troca ou escambo não conseguia alcançar a totalidade do excedente, a venda tornou-se realidade. Atualmente, no mundo globalizado, dinâmico e competitivo em que vivemos, a venda passou a constituir uma atividade frenética e intensiva. Parece que tudo está à venda e em todos os lugares possíveis e imagináveis do planeta. Para que a venda realmente seja uma atividade racional, eficiente e eficaz em todos os sentidos, é necessário não somente um conjunto integrado de ações adequadas, mas uma gestão abrangente capaz de dar-lhe sentido, planejamento, organização, direcionamento e controle para alcançar o máximo possível de satisfação do cliente e de valor agregado para todas as partes envolvidas. A Gestão de Vendas faz parte do marketing moderno e impõe o conhecimento do mercado e das características da clientela, bem como do produto/serviço a ser vendido para possibilitar o encantamento e a fidelização do cliente. É muito maior do que o simples atendimento ao cliente e envolve também a necessidade de previsão de vendas, distribuição física do produto e ações de promoção e propaganda. A obra, organizada em nove capítulos, aborda Gestão de Vendas, marketing, mercado, revisão e planejamento de vendas, distribuição e entrega, propaganda e promoção e relacionamento com o cliente. Para reforçar a aprendizagem de todo esse conteúdo, ao final de cada capítulo, há diversas questões para revisão. Esta 4a edição tem como novidade o acesso à Sala de Aula Virtual Chiavenato Digital, onde se encontram conteúdos complementares à obra, como casos para discussão e exercícios, além de textos de apoio, como saiba mais, para reflexão e tendências em Gestão de Vendas. APLICAÇÃO Este livro foi elaborado para fornecer uma visão genérica e integrada da Gestão de Vendas em uma abordagem introdutória. Sua leitura é indicada a todos que se iniciam na desafiante área de vendas ou querem crescer nela: executivos, profissionais, consultores externos ou internos, vendedores ou estudantes que procuram seu desenvolvimento pessoal. ?