Como criar um conceito de Gestão e Avaliação da Qualidade adequado às constantes, vigorosas e profundas crises sociais, econômicas, geopolíticas ou culturais? Como selecionar os melhores métodos para ajustar a Gestão e a Avaliação da Qualidade aos princípios da Economia Compartilhada, aos modelos das Indústrias 4.0 e 5.0 e aos novos modelos de negócio, cuja base se consolidou em plataformas de comunicação e interação em tempo real? Nessas situações, as decisões equivocadas podem ter reflexos irreversíveis, criando danos que não podem ser minimizados. Em contrapartida, decisões corretamente ajustadas ao momento e ao contexto podem criar marcos indeléveis para a atuação da organização no mercado e em toda a sociedade. Este livro discute questões como essas. Mais do que listar e analisar as diferentes noções e os métodos que a experiência prática vem consagrando como os mais apropriados, o objetivo desta obra é propor soluções e meios para criar uma resposta satisfatória ao desafio da sobrevivência da organização em cenários de crises e transformações, além de oferecer os recursos necessários para que o leitor aplique os conceitos da qualidade de forma a transformá-los em diferenciais competitivos para a organização. APLICAÇÃO Leitura de interesse nas disciplinas básicas das áreas de Engenharia da Qualidade, Gerenciamento Estratégico da Qualidade, Planejamento e Controle da Qualidade ou Produção da Qualidade. Livro-texto para disciplinas de Gestão da Qualidade. Atende disciplinas de Graduação, Especialização, MBA e Mestrado, além de disciplinas operacionais ou básicas de Doutorado. Engenharias (como Mecânica, de Produção, Elétrica ou Química), Administração, Economia, Estatística e Informática são cursos usuais para os quais este livro se aplica. Podem-se listar como disciplinas que utilizam ou interagem com o conteúdo aqui exposto as de Planejamento Estratégico, Sistemas de Produção, Engenharia Econômica, Gerência Industrial e de Serviço, Gestão de Negócios e Inteligência Organizacional.