O tema central deste livro é como implantar na prática a gestão estratégica de pessoas, utilizando como base o conceito de competências. É crescente, em todo o mundo, a prática da gestão por competências. No Brasil, um decreto presidencial determinou, em 2006, que a política para o desenvolvimento de pessoal no serviço público ederal seja pautada pelo conceito de competência. Nos Estados Unidos, empresas consideradas de referência dotam competências, tal como se observa por aqui. O livro aprofunda o debate sobre competências organizacionais e individuais, e como elas se entrelaçam para produzir resultados às organizações. Discute o uso de competências em decisões estratégicas como fusões e aquisições ou terceirização. Reflete sobre a articulação das competências aprocessos de avaliação de pessoas, treinamento e desenvolvimento, carreira e sucessão, recrutamento e seleção,remuneração e dimensionamento organizacional. E analisa os resultados que a gestão por competências gera para empresas e os cuidados para sua implantação. Visando facilitar o entendimento desses temas, o autor discorre sobre casos reais de organizações privadas e públicas, grandes e pequenas, extraídos de sua ampla experiência comoconsultor e pesquisador, o que torna a leitura ainda mais envolvente.