Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de 12 anos e a internet 7 anos. O Facebook precisou de 4 anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de 19 dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet, em 2016 esse número já era de 3 190 251. Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural? Eis algumas das questões aqui tratadas. Porque a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este é um livro que se dirige aos gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e o seu impacto na gestão e também para todos aqueles que se preocupam com um mundo em constante transformação. Uma obra importante e aconselhável no estudo da globalização e da gestão do fator humano no plano internacional e intercultural.