Como administrar os direitos decisórios de TI na busca por resultados superiores
Como as empresas com melhor desempenho administram os direitos decisórios de TI na busca por resultados superiores
Um grande número de iniciativas de TI tem fracassado em proporcionar os resultados essenciais que as empresas esperavam. Neste importante livro, os especialistas Peter Weill e Jeanne W. Ross explicam por quê – e mostram exatamente o que as empresas devem fazer para colher os reais frutos de seus investimentos em TI.
Com base num estudo feito junto a 250 empresas de todo o mundo, Weill e Ross afirmam que o valor de negócios de TI resulta diretamente de uma governança de TI eficaz – da alocação, pela empresa, da responsabilidade e dos direitos decisórios. Suas pesquisas revelam que empresas com governança de TI superior tem lucros no mínimo 20% maiores do que as com má governança, considerados os mesmos objetivos estratégicos. Mas somente 38% da alta gerência conseguem descrever com precisão sua governaça de TI – como, então, os demais gerentes poderão tomar boas decisões pela empresa a esse respeito?
Em Governança de TI, os autores mostram como conceber e implementar um sistema de direitos decisórios que endereçem tres questões fundamentais: Quais decisões devem ser tomadas para garantir um uso e uma gestão apropriados da TI? Quem deve tomar estas decisões? Como tomá-las e monitorá-las? Com suas ilustrações vividas de sistemas de governança usados pelas empresas de melhor desempenho nos setores público e com fins lucrativos – incluindo a Du Pont, a UPS, a UNICEF, a State Street Corporation, a Motorola e a Panalpina -, este livro oferece um framework e ferramentas para customizar um sistema de governança de TI:
As cinco decisões principais que determinam o uso eficiente da TI.
Um conjunto de modelos aprovados para alocar os direitos decisórios.
Vários mecanismos comprovados para implementar a governança de TI.
Uma Matriz de Arranjos de Governança para alinhar a TI aos objetivos gerais de negócio.
Pare de pensar em TI como função isolada e comece a desenvolvê-la como uma competência organizacional. Este livro de Governança em TI estimula tanto executivos como profissionais da área a usarem o poder de seus recursos de TI.